01 junho 2011

BANKSY VS THE STREETS: IT’S WAR!



BANKSY vs ROBBO




A cidade de Londres foi palco de um confronto artístico de titãs, entre “writers” britânicos, que opôs um dos pioneiros da cena londrina, o auto-intitulado “Robbo”, a Banksy, célebre figura do panorama da arte urbana do Reino Unido.
No centro da discórdia esteve um dos mais recentes trabalhos de Banksy, que decidiu “reformular” um mural criado 25 anos antes por Robbo, em que este havia deixado a sua assinatura.


A peça original criada em 1985 sofreu, ao longo dos anos, diversas “ofensas” e, ironicamente, atos de vandalismo, ainda que seja acessível apenas pela água. Graffitada junto ao edifício das autoridades policiais em Camden, Londres, a remodelação alterou significativamente a peça original, o que não agradou o autor original - Robbo.
King Robbo, respondeu à provocação precisamente no dia de Natal, apagando na totalidade o mural criado por si, optando por pintar o seu nome em letras prateadas de tamanho considerável.


Quem também não apreciou a ação de Banksy foi a comunidade graffiter, considerando que o trabalho produzido por Robbo era já um marco histórico da arte urbana londrina, e que como tal deveria ter merecido maior consideração parte do artista de Bristol.
A popularidade de Banksy, que apresentou em 2009 uma exposição na sua cidade natal que contou com a presença de 300 mil visitantes parece assim sofrer um ligeiro revés.
O legal da história é a criatividade dos dois artistas.

DOCUMENTÁRIO COMPLETO: ROBBO VS BANKSY- GRAFFITI WARS - LEGENDADO




BANKSY vs BRISTOL MUSEUM



Banksy, o grafiteiro mais famoso do mundo mostrou, em 2009, a maior exposição feita por ele: “Banksy vs Bristol Museum“. O título sugestivo espelha a dualidade dos critérios, da aceitação da arte de rua, da sua natureza anti-establishment e do seu lugar dentro de um museu. A mostra aconteceu na sua terra natal, Bristol, que, há décadas, o persegue nas ruas e paga para limpar o seu trabalho.
O projeto foi marcado pelo mistério. A mídia, vereadores locais e até mesmo funcionários do museu só souberam do projeto um dia antes de ficar pronto para a abertura.




BANKSY vs PARIS HILTON



Em uma de suas obras, de 2006, o artista britânico conseguiu substituir 500 CDs de Paris Hilton por versões adulteradas em 42 lojas espalhadas pela Grã-Bretanha. Banksy trocou as músicas de Paris Hilton por versões suas, que receberam nomes como “Por que sou famosa?”, “O que fiz?” e “Para que sirvo?”.
O artista plástico também substituiu as fotos dos CD’s por imagens em que Paris Hilton aparece em topless com frases provocantes e na contra capa substituiu a fotografia da socialite, por uma fotografia em que esta aparece com uma cabeça de cadela.




BANKSY vs DISNEYLAND


Em outra obra, de 2006, Banksy conseguiu colocar uma réplica em tamanho natural de um prisioneiro da base americana na Baía de Guantánamo na Disneyland, sem que os responsáveis pelo parque percebessem. A figura, vestida com o uniforme laranja que caracteriza os presos de Guantánamo, foi colocada no fim de semana dentro da área ocupada pela atração Rocky Mountain Railroad. A réplica permaneceu no local por 90 minutos até que esta parte do parque fosse isolada para a figura ser removida. Um porta-voz de Banksy disse que a idéia era chamar atenção para a situação dos suspeitos de terrorismo presos no ignóbil centro de detenção americano em Cuba.




BANKSY vs THE MUSEUMS


Também, Banksy invade museus e mistura os seus trabalhos com o acervo das exposições. Há alguns anos ele entrou no American Museum of National History, em Nova Iorque e, discretamente, colocou um de seus quadros na parede. Demorou algum tempo para que a equipe do museu descobrisse a ação.
O mesmo já aconteceu no British Museum e Natural History, ambos em Londres, e no Brooklyn Museum em Nova Iorque.

Nenhum comentário: