13 maio 2011

SAMUEL BECKETT: ‘NOT I’

Escritor e dramaturgo irlandês, Samuel Beckett (1906-1989), engaja em sua obra uma severa crítica à modernidade, centrada nos domínios da razão, da linguagem e do intelecto. Suas novelas, peças e poemas não utilizam o vocabulário para transmitir conceitos ou contar histórias, mas dedicam-se a fazer emergir uma dimensão autônoma e corporal da escrita e da fala. Ainda, a vasta obra de Beckett abrange também produções para os meios radiofônico, televisivo e cinematográfico.
A peça de teatro Not I escrita em 1972, foi encenada neste mesmo ano no Forum Theatre do Lincoln Center, em Nova Iorque com performance de Jessica Tandy como Boca e encenação de Alan Schneider. Na Europa, foi encenada pela primeira vez no Royal Court Theatre em Londres em 1973 com a performance da aclamada atriz inglesa Billie Whitelaw e encenação de Anthony Page.

A performance, se desenvolve com dois personagens, a Boca e o Ouvinte. Todo o palco encontra-se na escuridão, a não ser pelo foco de luz na Boca, que se encontra suspensa a aproximadamente 2,5m do solo no lado direito, e no Ouvinte, que está em pé e fracamente iluminado a aproximadamente 1,20m do solo no lado esquerdo. O Ouvinte está vestido com um roupão preto da cabeça aos pés e permanece imóvel, olhando para a Boca, durante quase toda a peça. A Boca está falando de si mesma, mas toda a sua verborragia acontece na terceira pessoa e em cada uma das quatro vezes em que ela afirma: “what?.. who?.. no!.. she!..”, o Ouvinte levanta os braços numa atitude impotente e cheia de piedade. Beckett afirma que o Ouvinte levanta os braços somente para que a Boca possa se recuperar de sua recusa veemente em abandonar o discurso na terceira pessoa.


Segundo a pesquisadora Gabriela Borges - Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a criação de Not I foi inspirada na obra A decapitação de São João Batista, do pintor italiano Caravaggio. Numa viagem a Malta, Beckett visitou a Catedral de São João Batista, onde se encontra o original que o inspirou na criação da boca descorporificada da peça. Em termos imagéticos, pode-se traçar um paralelo entre a cabeça degolada de São João Batista e a boca sem corpo de Not I, e entre a figura do Ouvinte, que presencia calado a verborragia de Boca e a imagem dos dois homens curiosos que assistem ao degolamento.
Porém, em termos de origem, talvez a relação intersemiótica mais pertinente a ser traçada seja entre Not I e as obras do artista irlandês Francis Bacon que trabalham com o tema do grito, principalmente a série de estudos dedicada aos papas. Bacon, como Beckett, emigrou da Irlanda ainda jovem e não se sentia confortável na cultura irlandesa, principalmente devido ao conservadorismo da Igreja Católica e ao preconceito pelo fato de ser homossexual. O grito tem uma importância vital na sua obra. É a forma mais elementar da expressão humana de dor e sofrimento e requer muita precisão e concentração para ser retratado em termos pictóricos.

Por sua natureza enigmática e hipnotizante, Not I foi encenada em vários países, mas para Beckett a melhor versão da peça e, de uma certa maneira, a versão definitiva foi realizada pela televisão BBC. Em 1973, Beckett tinha concedido os direitos autorais para que a adaptação de Not I fosse feita depois do término da temporada no Royal Court Theatre. A tele-peça seria produzida pela BBC, desde que fosse aprovada por ele e pela atriz Billie Whitelaw. Uma das razões que fez com que Beckett convidasse Billy Whitelaw, foi o fato dela nunca perguntar o significado das suas peças. Para Whitelaw, as palavras tinham um ritmo próprio que deveria ser respeitado para que elas fossem encenadas da maneira que tinham sido imaginadas e o seu corpo servia apenas como um instrumento regido pelo maestro Beckett.

Em 1975, o produtor Tristam Powell gravou um piloto em que somente a boca de Whitelaw aparecia em close-up. A atriz passou por várias privações devido ao aparato em que foi submetida para encenar a peça. O assento em que se encontrava, com os olhos vendados e a cabeça presa, parecia uma cadeira elétrica.
Com a aprovação da idéia, a transcriação foi gravada em 1976 sob a direção de Anthony Page e supervisão de Beckett. O texto teatral de Not I pode ser visto como uma “forma-prisão” a partir do qual a equipe de produção da BBC gravou um plano-sequência da performance da boca de Whitelaw, em close-up, expelindo todos aqueles sons, mas sem a presença do Ouvinte, que se tornou então a audiência.

Clique no link abaixo e leia o ensaio científico "A BOCA VERBORRÁGICA DE SAMUEL BECKETT", escrito pela pesquisadora Gabriela Borges - http://veronica.estc.ipl.pt/numeros/numero_1/08_gabriela_borges.pdf

Nenhum comentário: