03 maio 2011

MIES VAN DER ROHE: FARNSWORTH HOUSE


Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) é considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX, tendo sido um dos principais mentores do modernismo.
Em 1946 a física Edith Farnsworth encomendou a Mies van der Rohe uma casa de fim de semana que fosse "arquitetura séria". Pouco tempo depois Mies apresentou-lhe os primeiros esboços daquele que viria a tornar-se um polêmico ícone do modernismo.


Os planos da casa que Mies apresentou a Edith Farnsworth revelavam o resultado prático do lema do arquiteto: "Less is More".
A casa consiste em duas placas de betão suportadas por oito vigas de aço. Todo o chão está suspenso destas vigas, como se a casa flutuasse sobre o solo que ocupa. A cobertura é uma placa igual à do chão, absolutamente paralela àquela. Todas as paredes são de vidro e não há divisões internas, com a exceção de uma estrutura que suporta a área da cozinha, espaço de arrumação e as instalações sanitárias. O acesso acontece por um conjunto de degraus que leva ao pequeno terraço da entrada, também coberto.


A doutora Farnsworth aprovou os planos, mas parece que se apaixonou tanto pela obra quanto pelo autor. Foram precisos quatro anos de trabalho para executar um plano que parecia simples. Consta que durante esse período a sua relação se aprofundou. Os seus encontros eram freqüentes e longos, muitas vezes na própria obra. A perfeição com que o projeto foi sendo executado é seguramente fruto de uma profunda paixão, resta saber se artística, se amorosa.


Quando tudo ficou concluído, o relacionamento acabou. Então Mies deu à Edith as chaves da sua nova casa e a conta do projeto – US$ 73.000 dólares. Edith Farnsworth processou o arquiteto pelo elevado preço, mas o fato de ter acompanhado tão intensamente a construção pesou contra si e perdeu o processo. Depois escreveu vários artigos contra a casa e contra Mies. Dizia que viver naquela casa não era bem o mesmo que contemplar os seus planos, que as contas de aquecimento eram exageradas, etc.
Irritada com o arquiteto disse a quem a quis ouvir, que: "Less is not more. It is simply less!"


Parece que a casa tinha de fato uns problemas, apesar de ter uma construção tão perfeitamente executada, mas há alguns aspectos que são verdadeiramente fascinantes: a ligação visual com o exterior, o fato de a casa estar descolada do solo, a simplicidade das linhas e a continuidade do interior, sem divisões...


A Farnsworth House ilustra o pensamento modernista do arquiteto alemão Mies van der Rohe: "menos é mais". A residência, localizada em Illinois (EUA), tem por característica a transparência e a fluidez dos espaços, e a aparente inexistência da conexão público-privado. Seu desenho é composto por linhas mínimas, uma linguagem de planos superpostos e a ilusão de que ela está flutuando sobre o solo. Com este exemplo Mies ajudou a criar o gênero arquitetônico conhecido como minimalismo.

VIDEOS

MIES VAN DER ROHE'S FARNSWORTH HOUSE – parte 1



MIES VAN DER ROHE'S FARNSWORTH HOUSE – parte 2



MIES VAN DER ROHE'S FARNSWORTH HOUSE – parte 3




Link externo: http://www.farnsworthhouse.org/

Um comentário:

Rui Dantas disse...

Muito bom mesmo. As coisas cada vez ficam mais simples e menos complicadas. Estou a fazer uma pesquisa relacionada com estes temas e encontrei uma marca portuguesa curiosa e promissora que leva ao mobiliário novas superfícies. Chama-se Myface new surfaces. Vão gostar.