02 abril 2011

CINEMA DA TRANSGRESSÃO


O Cinema da transgressão é um termo cunhado por Nick Zedd, em 1985, para descrever a cidade de Nova York com o movimento de cinema underground, onde um grupo de artistas cineastas utilizou o valor de choque e do humor em seus trabalhos. Neste sentido, o movimento transgressor reflete as principais características de uma sociedade dominada pelas imagens e fascinada pelo espetáculo, mesmo que este espetáculo seja a confirmação da violência e do sexo hardcore.

VÍDEO: "She Had Her Gun All Ready" by VIVIENNE DICK WITH LYDIA LUNCH AND PAT PLACE (1978)



Esta nova forma de cinema, além da violência extrema - aparentemente gratuita - e do sexo - no seu formato mais chocante, traz características culturais do pós-punk como base experimental: a atmosfera sonora etérea, a ambientação árida e angustiante, a interpretação introspectiva e sombria, o existencialismo e a ilusão nas grandes metrópoles e, em alguns casos específicos, uma ironia macabra.

VIDEO: LYDIA LUNCH PARA O SONIC YOUTH - Death Valley 69



Os principais representantes neste movimento foram Nick Zedd, Kembra Pfahler, Casandra Stark, Tommy Turner, Richard Kern e Lydia Lunch, que no final de 1970 e meados dos anos 1980 começaram a fazer filmes de orçamento muito baixo, com câmeras de 8 mm. Um importante ensaio descrevendo a filosofia de Zedd sobre o cinema de transgressão é o Manifesto Cinema da Transgressão, publicado sob pseudônimo no Boletim de Cinema Underground (1984-90).

VIDEO: JON-MORITSUGU - Mommy Mommy Wheres my Brain, 1986



AQUI, ABAIXO, O MANIFESTO DO GRUPO “CINEMA OF TRANSGRESSION” ESCRITO POR NICK ZEDD EM 1984.

Nós, que temos violado as leis, as ordens e os deveres do avant-garde, transpomos, tranquilizamos e ofuscamos, através de um processo casual, uma carga de culpa imposta pela conveniência prática. Nós, abertamente, renunciamos e rejeitamos o esnobismo acadêmico entrincheirado que ergueu um monumento à preguiça conhecida como estruturalismo e começou a bloquear os cineastas que possuíam a visão para ver através desta charada.

VIDEO: TESSA HUGHES - Freeland - Baby Doll, 1982



Nós nos recusamos a tomar a abordagem fácil de criatividade cinematográfica, uma abordagem que arruinou o underground dos anos sessenta, quando o flagelo assumiu a escola de cinema. Legitimando toda manifestação irracional de filme superficial, realizada por uma geração equivocada de estudantes de cinema, a arte deprimente dos centros de mídia e os velhos críticos de cinema, têm ignorado totalmente as realizações estimulantes da nossa categoria – como a dos invisíveis undergrounds Zedd, Kern, Turner, Klemann, DeLanda, Eros and Mare, and DirectArt Ltd, uma nova geração de cineastas ousada, pronta para arrancar a capa sufocante da teoria do cinema, em um ataque direto aos sistema de valores conhecidos pelo homem.

VÍDEO: “Vortex” by BETH B AND SCOTT B (1982)




VÍDEO: TOMMY TURNER AND DAVID WOJNAROWICZ – “Where Evil Dwells” (1985)



Nós propomos que todas as escolas de cinema sejam ampliadas e todos os filmes chatos nunca sejam feitos novamente. Propomos que o senso de humor é um elemento essencial, descartado pelos acadêmicos trêmulos e, ainda, que qualquer filme que não choque, não vale a pena olhar. Todos os valores devem ser desafiados. Nada é sagrado. Tudo deve ser questionado e reavaliado, a fim de libertar as nossas mentes a partir da tradição de fé, da tradição. Demandas de crescimento intelectual em que os riscos sejam assumidos e que as mudanças ocorram em alinhamento político, sexual e estético, não importando quem o desaprove. Nós propomos ir além de todos os limites previstos ou prescritos, por gosto moral ou qualquer outro sistema de valores tradicionais, abalando a mente dos outros homens. Passamos a ir além das fronteiras do milímetro, das telas e dos projetores para um estado de cinema expandido.

VÍDEO: RICHARD KERN - Stray Dogs (1985)



VÍDEO: RICHARD KERN - The Right Side Of My Brain (1985)



Nós violamos o comando e a lei daqueles que levaram o público à morte em rituais de circunlóquios e propomos quebrar todos os tabus da nossa era, tanto quanto possível. Lá estará o sangue, a vergonha, a dor e o êxtase, colóquios que ninguém ainda imaginou. Ninguém deve sair ileso. Desde que não há vida após a morte, o único inferno é o inferno da oração, obedecendo às leis e rebaixando-se diante da figura da autoridade, o único paraíso é o paraíso do pecado, se rebelando, divertindo, fodendo, aprendendo coisas novas e quebrando todas as regras possíveis. Este ato de coragem é conhecido como transgressão. Nós propomos a transformação por meio da transgressão - de converter, transfigurar e transmutar para um plano superior de existência, a fim de abordar a liberdade em um mundo cheio de escravos do desconhecimento.
- NICK ZEDD

VIDEO: NICK ZEDD - Wild World Of Lydia Lunch (1983)


Nenhum comentário: