21 março 2011

NISSAN TERRANAUT: UM CARRO PARA A CIÊNCIA

A Nissan criou um carro-conceito pensando em exploradores cientistas, geólogos, arqueólogos e aventureiros, onde o escritório está sempre à mão. Projetado para transpor todas, ou quase todas as barreiras naturais terrestres, o Terranaut deve atender aos anseios de mobilidade extremada dos off-roaders.
Seu interior abriga um tipo de “laboratório esférico”, que é acessado a partir de um assento giratório (360 graus), permitindo ao pesquisador o acesso a todas as ferramentas necessárias à prospecção científica: computadores, equipamentos de medição geológica e arqueológica, mas perfeitamente dispostos. Um ambiente hi-tech, ergonômico e confortável - um laboratório com vista panorâmica.
O espaço interno pode abrigar até três pessoas, pois a porção traseira é dedicada à formação de um ambiente de trabalho especializado, incluindo, claro, a comunicação via satélite. O veículo ainda conta com um frigobar capaz de armazenar comida e bebida para uma semana.
O aspecto externo pode ser considerado agressivo e funcional. Enormes caixas de roda abrigam rodas aro 19 pol. calçando pneus específicos para aplicação off-road (pneus a prova de furos, Goodyear), além de um amplo curso para a suspensão. Os pneus especiais possuem conformação mutante. O conceito prevê que o aspecto dos pneus se torne mais agressivo em função da variação da pressão - um furo, por exemplo, provocaria a expansão da borracha tornando o pneu mais volumoso e sólido.
O Terranaut possui a estrutura da carroçaria em formato assimétrico. Para permitir a acomodação do laboratório na parte traseira, uma das laterais do carro - do lado do passageiro, possui apenas uma porta. O outro lado - do motorista, há duas portas que se abrem em sentido oposto e para o alto, perpendicularmente, facilitando o acesso. Ainda, não há coluna B do lado do motorista, uma configuração insólita.
Serviço:
Comprimento: 4965mm
Altura: 2150mm
Largura: 2100mm
Selos envolvidos no projeto: Seiren, Vimo, Textile Bounding, Alveo, Trêves, Guilford, Technicoat e BASF"

Nenhum comentário: