22 julho 2010

EMPRESA QUER EXPORTAR ÁGUA DO ALASCA PARA A ÍNDIA


Com o crescimento acelerado da população e uma classe média em ascensão que consome indiscriminadamente os recursos naturais, a Índia está entre os países mais carentes de água do mundo.
Para a S2C Global Systems, uma empresa de gestão de abastecimento baseada no Texas, a solução é exportar água do Alasca para a Índia. A companhia anunciou que dentro de oito meses deve dar início à distribuição por navio.
Sitka, uma cidade do Alasca, vai vender água de um reservatório ao custo de um centavo de dólar o litro. Vão ser exportados cerca de 11 bilhões de litros do recurso todos os anos. Se der certo, será a primeira exportação de água do mundo em grandes volumes.
Por mais de duas décadas, as empresas têm tentado, sem sucesso, abrir o mercado de exportação em massa. As tentativas anteriores foram frustradas. Primeiro porque a logística é complicada. Segundo porque há preocupações em torno da soberania sobre os recursos naturais.
Mais eficiente que exportar água de um local para outro é economizar água nos processos produtivos.

VEJA O FILME: ‘CONSELHO DA AGENDA GLOBAL PARA A SEGURANÇA DA ÁGUA’, REALIZADO PELO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL (WORLD ECONOMIC FORUM)

Nenhum comentário: