26 junho 2010

VOYERISMO NA TATE MODERN


Uma exposição na galeria Tate Modern em Londres mostra como os avanços da tecnologia mudaram a forma de satisfazemos nossa curiosidade pela vida secreta dos outros.
‘Exposed: Voyeurism, Surveillance and the Camera’ é o nome da exposição, que apresenta 250 fotos ou vídeos com imagens de momentos capturados sem que seus sujeitos soubessem. As imagens datam do fim do século 19 - quando os "voyeurs" tiravam fotos com câmeras escondidas em livros, guarda-chuvas e sapatos - aos dias atuais.
Entre as obras estão várias fotos tiradas por artistas como Brassaï, Guy Bourdin, Henri Cartier-Bresson, Walker Evans, Robert Frank, Nan Goldin, Dorothea Lange, Lee Miller, Thomas Ruff, Paul Strand, Weegee, and Garry Winogrand.
A mostra Exposed: Voyeurism, Surveillance and the Camera fica em cartaz na Tate Modern, em Londres, até o dia 3 de outubro.
A exposição trata de temas como a guerra civil americana, plataformas de petróleo em chamas na primeira guerra do Golfo, uma execução na China em 1860, a câmara de execução de uma moderna penitenciária no Mississippi, entre outras imagens de sexo, morte e inocentes flagrantes de pessoas famosas.
Os organizadores também revelam como a tecnologia tem facilitado captar e distribuir imagens consideradas proibidas.

VIDEOS:

EXPOSED AT TATE MODERN: SANDRA PHILLIPS ON INVASIVE LOOKING




EXPOSED AT TATE MODERN: SANDRA PHILLIPS ON VOYEURISM AND DESIRE




EXPOSED AT TATE MODERN: SANDRA PHILLIPS ON CELEBRITY




EXPOSED AT TATE MODERN: SANDRA PHILLIPS ON VIOLENCE




EXPOSED AT TATE MODERN: SANDRA PHILLIPS ON SURVEILLANCE




EXPOSED AT TATE MODERN: SANDRA PHILLIPS ON THE UNSEEN PHOTOGRAPHER



Nenhum comentário: