25 junho 2010

ABU DHABI TEM O PRÉDIO MAIS INCLINADO DO MUNDO


O Capital Gate Tower, uma torre de 160 metros, está situado na entrada do The Capital Center, o novo distrito comercial multimilionário de Abu Dhabi. Com uma inclinação de 18 graus (cinco vezes mais que a da Torre de Pisa) em direção ao oeste e uma saliência de 30 metros, o Livro Guinness de Recordes reconheceu o prédio como o mais inclinado do mundo.


Com um grande evento internacional prestes a ocorrer na cidade, a Cúpula Mundial sobre a Energia do Futuro, em 2010, os funcionários trabalham contra o relógio para poder terminá-lo e mostrar o edifício pioneiro para o mundo.



Para a realização desta obra da engenharia, que ultrapassa os limites da tecnologia para a construção de arranha-céus, foram necessárias inovações pioneiras como o núcleo de concreto super reforçado e um exoesqueleto especial revestido de vidro. Tudo feito em um prazo de 24 meses.


No vídeo abaixo, veja como os engenheiros e arquitetos superaram desafios como o da força da gravidade e dos prazos de finalização de cada etapa para transformar uma idéia em uma realidade impressionante.

DOCUMENTÁRIO NatGeo: OBRAS INCRÍVEIS - A TORRE INCLINADA DE ABU DHABI


Nenhum comentário: