01 fevereiro 2010

APÓS DEZ ANOS, ITÁLIA INAUGURA AUDITÓRIO DE NIEMEYER


Após dez anos de controvérsias, a Itália inaugurou sexta-feira (29/01), na cidade medieval e turística Ravello, um moderno auditório desenhado pelo brasileiro Oscar Niemeyer.
O Auditório de Ravello, também chamado de Auditorium Oscar Niemeyer, com capacidade para 400 pessoas, foi idealizado há uma década. A obra teve custo de 18 milhões de euros (cerca de R$ 46,62 milhões).


O prédio aponta para o mar Mediterrâneo como uma folha ondulada. A estrutura é formada por uma grande concha acústica branca de cimento armado. A onda de cimento armado de Niemeyer pode ser vista de longe, num pequeno trecho da costa Amalfitana, no sul da Itália.
A demora para a conclusão do projeto foi ocasionada por polêmicas, denúncias e recursos judiciais contra ela (oito no total). A obra era acusada de violar uma das paisagens mais bonitas da península, a Costa Amalfitana.
Com a inauguração, Niemeyer, que nunca foi na pequena cidade italiana, recebeu uma homenagem de 3 dias, que incluiu uma exposição sobre sua vida, concertos de música clássica e moderna, dança, filmes, documentários e uma palestra sobre sua vida e obra.

Obstáculos

Niemeyer começou a projetar o auditório em 2000, a pedido do amigo Domenico De Masi, sociólogo que preside a Fundação Ravello, mas projeto demorou por causa de uma lei local que impede novas construções na cidade, de apenas 2,5 mil habitantes. Depois de oito ações judiciais obstruindo a obra, o auditório finalmente saiu do papel.
Para desenvolver o auditório de Ravello, Niemeyer não precisou pisar na Itália nenhuma vez. De Masi explica que fotos do local, mapas topográficos e visitas de colaboradores de confiança guiaram os olhos e as mãos do arquiteto ao longo do projeto.

O auditório

VÍDEO: LA STORIA DELL'AUDITORIUM OSCAR NIEMEYER


La storia dell'auditorium Oscar Niemeyer por superalbertofilho

O projeto italiano de Niemeyer, em formato de uma enorme concha acústica, tem as fachadas, frontal e lateral, espelhadas, que duplicam o efeito visual da paisagem cinematográfica.
Internamente, as paredes e os tetos foram cobertos de placas onduladas de acrílico. Esse material, aliado ao formato côncavo do salão, garante uma reverberação sonora perfeita. O piso é de parquet (pedaços de madeira de tamanhos variados).
As poltronas foram desenhadas pelo próprio Niemeyer e produzidas pela fábrica italiana Frau, uma empresa de design de grande projeção internacional. As cadeiras são revestidas com uma tela especial em quatro tonalidades diferentes de azul, reproduzindo as cores do mar.
“Oscar Niemeyer se superou. Foi além das nossas expectativas, como sempre. O projeto foi realizado perfeitamente. Ele é mais bonito do que todos nós imaginávamos que seria. Falei com ele alguns dias atrás e o arquiteto está muito feliz com a inauguração”, disse o sociólogo De Masi.

Niemeyer na Itália

O auditório não foi a primeira obra de Oscar Niemeyer no país. Em 1975, o arquiteto ergueu em Segrate, periferia de Milão, a sede do grupo Mondadori à imagem e semelhança do Palácio do Itamaraty.
Ao longo dos cinco anos seguintes, Niemeyer construiria o quartel-general da Fata Engineering, em Turim, com andares intermediários suspensos da terra e fixados com tirantes de aço, tudo apoiado em seis pilastras.
O arquiteto também projetou teatros em Vicenza e Padova e uma ponte em Veneza, entre outros. Nem todos foram concretizados, mas os croquis e maquetes fazem parte da exposição no auditório de Ravello sobre a carreira de Niemeyer.

VÍDEO: OSCAR NIEMEYER - AUDITORIUM (RAVELLO - ITALY), 2010


Oscar Niemeyer - Auditorium (Ravello - Italy)... por superalbertofilho

Saiba mais sobre o projeto aqui: http://www.auditoriumoscarniemeyer.it/

Nenhum comentário: