05 janeiro 2010

DUBAI INAUGURA ARRANHA-CÉU MAIS ALTO DO MUNDO


O arranha-céu mais alto do mundo, o Burj Dubai, com 828 metros de altura, foi inaugurado nesta segunda feira (04/01), no emirado de Dubai. A construção se ergue entre o deserto e o mar como um ícone arquitetônico visível a 95 km de distância.

VEJA A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO



Fogos de artifício, fontes musicais, espetáculos de luz e som: o emirado não poupou esforços para maravilhar os 6.000 convidados e quase mil seguranças que vigiavam o local da cerimônia de inauguração da torre, que coincide com o quarto aniversário da chegada ao poder do soberano de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, encarregado de inaugurar o edifício, rebatizado de Burj Khalifa, em homenagem ao presidente árabe, xeque Khalifa bin Zayed al-Nahyan.

Em formato de agulha e com 192 andares, o arranha-céu custou US$ 1,5 bilhão e demorou cinco anos para ficar pronto. O edifício com base em forma de Y, que assegura a estabilidade da estrutura, se estreita à medida que ganha altura, terminando numa enorme flecha.


O edifício com 1.044 apartamentos de luxo, 49 andares dedicados a salas comerciais e escritórios e 160 quartos de hotel, é o elemento central de um gigantesco projeto de 20 bilhões de dólares, o novo bairro "Downtown Burj Dubai", que inclui 30.000 apartamentos e o maior centro comercial do mundo.

Além de ser o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa bateu outros recordes: um de seus 57 elevadores é considerado o mais rápido do mundo e cobre, além disso, a distância mais longa percorrida por um elevador, porque chega ao último andar do prédio. Além disso, há no 124º andar um mirante tido como o mais alto do mundo, do qual é possível ver Dubai por completo. O prédio também tem a piscina mais alta do mundo em seu 67º andar, além da mesquita mais alta, que fica no 158º piso.

A torre também dispõe de oito escadas rolantes e de um estacionamento subterrâneo com capacidade para três mil veículos. Conta também com um ginásio de quatro andares, o primeiro hotel da grife italiana Giorgio Armani e onze hectares de parque ao seu redor com seis fontes.

OBRAS INCRIVEIS - BURJ KHALIFA - NATIONAL GEOGRAPHIC



Participaram de sua construção mais de 12 mil operários, 7.500 engenheiros e várias empresas estrangeiras, lideradas pela sul-coreana Samsung Corporation.
www.burjdubai.com

Um comentário:

Leticia Soares disse...

Que grandiosidade, meu Deus.
Fant'astica a reportagem, bel'issima inaugurac~ao, mas minha quest~ao 'e: p'ra que tudo isso?