29 novembro 2009

GINÁSTICA PARA O CÉREBRO


O estilo de vida atual tem comprometido cada vez mais a memória. Tarefas, pressões e informações em excesso podem causar um ‘bloqueio’ no sistema nervoso. Os lapsos esporádicos muitas vezes evoluem para um estresse crônico, que altera o equilíbrio químico e diminui a capacidade de memorização. E para desenvolver a capacidade de armazenar dados, só aprendendo. Os métodos para estimular o intelecto e reter conhecimentos adquiridos podem incluir desde as tradicionais palavras cruzadas até o estudo de um idioma.
Diversas maneiras de aguçar a mente estão presentes nas tarefas do cotidiano, como fazer compras semanalmente em um supermercado diferente, e fazer um novo caminho para ir ao trabalho. Outra ótima opção na “musculação” da mente é não ficar sem estudar ou aprender algo novo por muito tempo: uma pós-graduação ou um curso.
Para Ana Alvarez, doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autora de cinco livros sobre o assunto, viver novas experiências é excelente para a memória. Para ela, o cérebro fica em estado de encantamento quando a pessoa se esforça e aprende algo que deseja.

VIDEO: ESTIMULE A MEMÓRIA E O CÉREBRO



Também a tecnologia tem contribuído para a memória das pessoas, através dos ‘gadgets’ para auxiliar na assimilação de novas informações. Hoje, a agenda e as anotações feitas nos dispositivos eletrônicos portáteis, estão sincronizadas e se atualizam automaticamente, em estações de trabalho no escritório no laptop. Os recursos tecnológicos permitem que se programe e atenda aos compromissos sem grandes preocupações.
Ainda, revisar mentalmente as idéias é outro exercício recomendado. Quando se pratica esportes, principalmente a natação, a mente fica mais clara para assimilar conceitos, registrar compromissos e conquistar forças para superar obstáculos, assim como para recuperar o fôlego no dia a dia corporativo.

CONHEÇA OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONDIÇÃO CEREBRAL
Atitude mental positiva:
Evitar pensamentos negativos e preocupações ajuda na memorização. A tristeza desequilibra os neurotransmissores cerebrais e gera dificuldades até para resgatar dados já arquivados
Noites bem dormidas:
O repouso funciona como um coletor de lixo, quando é possível editar as idéias. A pessoa retém o que aprendeu, depura as informações e joga fora o que não serve. Esquecer também é fundamental para lembrar melhor.
Alimentação saudável:
Alimentos ricos em gorduras e vitamina B ajudam a manter o equilíbrio de aminoácidos necessários para a formação e a estabilidade dos neurotransmissores, os componentes químicos que mantêm conectadas as células do sistema nervoso.
A gordura saturada pode ser encontrada nos peixes, na soja, nas castanhas e nas nozes. A gordura insaturada, mais saudável, está presente no azeite de oliva extra virgem e no óleo de canola. Essas gorduras melhoram a aprendizagem e o intercâmbio de informações no cérebro.
As vitaminas do complexo B fazem parte da composição de frutas, legumes e cereais integrais. Uma refeição que inclua salmão, verduras, arroz integral e molho de nozes, além de um copo de suco de frutas, é um poderoso combustível para a mente.

VIDEO: DEZ DICAS PARA REFORÇAR A MEMÓRIA



Nenhum comentário: