23 novembro 2009

CHIPS DE IDENTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIOS EM TODO O BRASIL


Até meados de 2014 todos os carros nacionais deverão possuir o chip de identificação instalado. O dispositivo deverá funcionar como uma espécie de placa eletrônica capaz de fazer um breve levantamento das condições do veículo e monitorar seu deslocamento em tempo real.
A pauta do projeto é o controle de fluxo nas vias a qualquer hora do dia nas mais diferentes condições. De acordo com o potencial destas informações, órgãos responsáveis pelo controle de tráfego podem variar o tempo de atuação dos semáforos e prever outras mudanças em questão de minutos.


O chip será capaz detectar carros que não estão com o IPVA em dia, placas clonadas, com multas em atraso ou motoristas que não respeitam os dias de rodízio. Veículos roubados ou em rota de fuga também podem ser detectados rapidamente desta forma, possibilitando medidas de apreensão muito mais eficazes.
Outra possível aplicação será no controle da velocidade máxima em vias de modo contínuo e não somente em pontos específicos como ocorre atualmente. Ainda, o débito automático de pedágios proporcionais ao deslocamento do veículo, abertura automática de portões eletrônicos e passes em estacionamentos.
Por outro lado, este mesmo potencial pode ser revertido para a cobrança de pedágio urbano, polêmico projeto onde cada veículo paga por cada quilômetro rodado dentro da cidade. Da mesma forma, a aplicação de diversas penalidades também poderá ocorrer sem a intervenção de um oficial de trânsito. Nada foi oficialmente declarado a respeito destas finalidades, ao menos não são estas as intenções iniciais do Siniav.

Junto da notícia gira certa discussão, entre especialistas, a respeito da liberdade dos condutores diante de um sistema que exerce controle absoluto sobre o tráfego. O Denatran declarou ainda que as informações coletadas pelo Siniav são sigilosas e que nada a respeito da vida pessoal do condutor será revelado.


Identificação Automática de Veículos por superalbertofilho

Nenhum comentário: