10 agosto 2009

TRAJE ROBÓTICO AUMENTA A FORÇA DOS HUMANOS


Empresas e universidades do Japão estão pesquisando trajes robóticos para ajudar pessoas com doenças que limitam os movimentos, idosos e trabalhadores que fazem serviço pesado. Sensores presos ao corpo e um computador nas costas conseguem interpretar o comando do usuário.

VÍDEO: CYBERDYNE POWER SUIT



O colete simula várias partes do corpo humano. As placas de fibra de carbono seriam os ossos; os cabos, os tendões; as roldanas, as juntas. Mas o segredo fica na parte de trás do equipamento: os tubos pretos, chamados de músculos artificiais. São eles que tornam quem está vestindo o colete bem mais forte.
Feitos de um material flexível, os músculos artificiais se contraem quando enchidos com ar comprimido, fazendo um movimento semelhante ao dos músculos humanos.

VEJA A APRESENTAÇÃO DO TRAJE PARA O PÚBLICO ESPECIALIZADO



Um dos coletes, desenvolvido na Universidade de Ciências de Tóquio, deverá ser usado por funcionários de fábricas japonesas já no ano que vem.
O chefe de pesquisa, professor Hiroshi Kobayashi, diz que quem usar o equipamento poderá levantar 20 quilos a mais do que é capaz em cada braço.
Um dos escolhidos para mostrar o equipamento, que já pode ser alugado por R$ 5 mil por mês, disse que cansa menos andar apoiado por pernas robóticas.
Os pesquisadores ainda precisam aumentar a segurança do equipamento, para evitar que - ao levantar tanto peso - os cibernéticos não acabem se machucando.

ENQUANTO ISSO, NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA...

VIDEO: BERKELEY BIONICS HUMAN EXOSKELETON


Nenhum comentário: