05 agosto 2009

SESI-SP recebe o “FILE 10 NURBS PROTO 4KT”



A 10ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina e um dos maiores acontecimentos nesta área, há dez anos vem inserindo o país no contexto mundial da arte e tecnologia, bem como da mídia arte, realizando uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais e funcionando como um indicador da pluralidade dessas produções.



As criações que integram o FILE 2009 mostram uma grande diversidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais. Participam desta 10ª edição cerca de 300 artistas - entre grupos, coletivos e trabalhos individuais - de mais de 30 nacionalidades, com produções em várias áreas da cultura digital: arte interativa, games, screenings, performances, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas e o cinema digital 4K.

O grande destaque que o FILE traz este ano é o artista espanhol (catalão) Marcel.lí Antúnez Roca, conhecido por suas performances mecatrônicas espetaculares e instalações robóticas inusitadas. Convidado para a abertura do FILE, o artista apresentou a performance “Protomembrana”, uma lição teórica sobre a Sistematurgia, literalmente, dramaturgia dos sistemas computacionais, que serve para tecer um modo da novela latina, uma narração cheia de fábulas. A performance utiliza, além da narração verbal, animação gráfica, música e iluminação. Todos estes elementos cênicos são tratados como elementos interativos controlados por meio de distintas interfaces.



O artista também montará a instalação “Metamembrana”, onde a projeção representa uma paisagem em que num único panorama somam-se quatro projeções na horizontal. Inspirado nos retábulos dos mestres flamengos Hyeronimus Bosch e Pieter Bruegel, a paisagem reproduz colinas, cidades, céus, mares e uma grande quantidade de situações protagonizadas por diferentes personagens. Não se trata de uma situação estática como daquelas pinturas, mas sim de uma colagem animada e variável vinculando o comportamento interativo das interfaces.

DESTAQUES DA EXPOSIÇÃO:

No dia 30 de julho, Lev Manovich ministrou workshop sobre “Analítica Cultural”, seu mais novo conceito que trata da aplicação de sistemas de visualização computacionais complexos aos dados culturais como arquitetura, literatura, fotografia e cinema. No workshop, ensinou as ferramentas para os participantes criarem suas próprias análises dos dados e, também, como podemos criar visualizações a partir dos dados coletados.

Manovich é considerado um dos mais importantes teóricos da cultura digital na atualidade. É autor, além de outros livros, do The Language of New Media (The MIT Press, 2001), que foi considerado a mais sugestiva e ampla história da mídia desde Marshall McLuhan. É professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), diretor do grupo de Software Studies no California Institute for Telecommunications and Information Technology (CALIT2) e pesquisador visitante no Godsmith College (Londres) e no College of Fine Arts, Universidade of New South Wales (Sydney). Especialista, Lev tem sido requisitado para proferir palestras ao redor do mundo nos últimos dez anos.

FILE Instalações - Este ano o FILE mostra diversas experimentações de arte sonora
Daan Brinkmann - Skinstrument (Holanda)
“Skinstrument” é um instrumento musical que pode ser tocado por duas pessoas. Por meio de uma pequena e imperceptível corrente elétrica, os jogadores tornam-se parte de um circuito. Quando eles se tocam na pele, esse circuito começa a gerar som. A intensidade do toque determina a frequência do som.



Graziele Lautenschlaeger - Don't Give Up! About a history that doesn't want to be told (Brasil)
"Não desista! Sobre uma história que não quer ser contada" é uma instalação interativa, em que se buscou criar um conflito entre o interator e o próprio sistema da interação com as histórias, realizada por meio de quatro cordas, uma para cada situação narrativa. A ideia é que o interator, ao manipular as cordas, tente tornar inteligíveis os elementos narrativos disponíveis, ao mesmo tempo em que o sistema foi construído e programado para conduzi-los ao caos.



Blendid (Tim Olden e David Kousemaker) – Touch me (Holanda)
“Touch me” é uma instalação em que o público pode interagir simplesmente pressionando uma parte de seu corpo ou objetos contra uma superfície de vidro gelada, deixando uma espécie de impressão para eles e outros verem, como um grande scanner. A interação em si é divertida e uma dimensão extra é acrescentada quando os resultados são mantidos como parte permanente da instalação.



FILE Cinema Digital 4KT - A primeira transmissão transcontinental em superalta definição, que será feita no mundo . O longa-metragem “Enquanto a Noite não Chega”, com direção de Beto Souza, foi transmitido para a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e para a Universidade de Keio, no Japão, em superalta definição.
Veja a premiere da transmissão 4K no FILE 2009



FILE Cave - A Faculdade de Computação e Informática da Universidade Mackenzie, em parceria com o FILE, apresentará o sistema CAVE (caverna digital) pela primeira vez em uma exposição de arte digital no Brasil. As obras de arte foram especialmente desenvolvidas para esses sistemas de alta imersão e interatividade.

FILE Hipersônica - O Hipersônica é um evento que dá ênfase às manifestações musicais, sonoras, visuais e performáticas da arte eletrônica. Sem se preocupar com o mainstream, o Hipersônica mostra expoentes da sonoridade e da música eletrônica em um evento com performances, DJs, VJs e músicos eletrônicos eruditos, enfatizando principalmente as produções experimentais.
FILE - Documenta - Idealizado para ser uma mostra audiovisual sobre temas que se relacionam direta e indiretamente com a cultura eletrônica, o FILE-CD [Cinema Documenta] traz dez trabalhos, filmes e vídeos-documentários digitais. Selecionados de um panorama mundial, os trabalhos têm como idéia central o questionamento dos novos fenômenos sociais, comportamentais e culturais que emergem nos principais eventos de linguagem eletrônica - indo muito além do simples prazer do entretenimento.

Nenhum comentário: