22 agosto 2009

ONG LANÇA CAMPANHA "XIXI NO BANHO" PARA POUPAR RIOS


A ONG SOS Mata Atlântica lançou a campanha Xixi no Banho para diminuir o gasto de água no banheiro. A sugestão da ação é que se urine durante o banho e, portanto, se deixe de acionar a descarga pelo menos uma vez por dia.
Segundo a ONG, ao urinar durante o banho, é economizada uma descarga (12 l de água) por dia e, ou seja, em um ano, a economia chegaria a 4.380 l de água. “Gastando menos água, degradamos menos a natureza, preservando os recursos naturais e as nascentes dos rios”, afirma a organização no site da campanha (http://www.xixinobanho.org.br). “Rios cheios e saudáveis e significam mais água para os reservatórios”, conclui.
A ONG afirma ainda que não há risco de contrair algum tipo de doença. Desde que seja lembrado de urinar no início do banho, a água leva tudo embora, diz a SOS Mata Atlântica.



ENQUANTO ISSO... CARROS ABASTECIDOS COM XIXI!

Pesquisadores americanos da Universidade de Ohio coordenados pela professora Gerardine Botte conseguiram produzir hidrogênio a partir da urina. O processo de obtenção do novo biocombustível consome cerca de um quarto da energia utilizada para transformar a água em hidrogênio.
No processo de fabricação, produtos químicos são adicionados ao líquido e transformados, com o uso de eletricidade, em hidrogênio.
Se o projeto for colocado em prática no dia a dia, serão solucionados dois problemas de uma só vez. Além de o novo biocombustível oferecer um destino mais limpo para o “xixi” de humanos e de animais, o hidrogênio não emite gases poluentes: sua combustão gera apenas água.
Os cientistas estão estudando como aprimorar sua fabricação com o objetivo de comercializá-lo.

Nenhum comentário: