26 julho 2009

DIANTE DOS OLHOS, O PODER DE DESTRUIÇÃO DO HOMEM

Via Rafael Pereira em http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/

Desmatamento, ocupação de cidades, crescimento das favelas… São coisas que a gente sabe que acontece, mas é tudo tão gradual que só percebemos quando o estrago já foi feito. O site da revista Wired Science postou alguns vídeos onde é possível acompanhar ações como essas, com imagens sobrepostas dos satélites da Nasa. É impressionante e desolador.
Abaixo, alguns exemplos:

O desmatamento em Rondônia
O estado do norte do Brasil é em boa parte ocupado pela floresta amazônica. O homem, como se pode ver no vídeo, está tentando inverter essa proporção.



Urbanização de Dubai
A cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos nasceu praticamente do nada na costa sul do Golfo Pérsico, construída com o dinheiro do petróleo. Uma das obras mais impressionantes foi a dos arquipélagos artificiais em formato de palmeira, feitos com pedra e areia. Por lá, estão resorts para receber endinheirados do mundo inteiro.



A morte do Mar de Aral
O Mar de Aral, no centro da Ásia, era o quarto maior lago do mundo na década de 60. Localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, ele sofreu com seguidos projetos de irrigação usando sua água. Hoje, o que restou dele é dividido em três pequenos lagos com alta concentração de sal.



AINDA...
A cada quatro anos, o Rio de Janeiro ganha em favelas o equivalente ao bairro de Ipanema. Em 2004, elas ocupavam uma área de 42,2 milhões de metros quadrados. Em 2008, a área passou para 45,9 milhões, ou 4 mil campos de futebol. O crescimento de 3,7 milhões de metros quadrados equivale à área de Ipanema – ou mais de duas vezes a Rocinha. Mantido o ritmo de crescimento atual, a área ocupada pelas favelas do Rio dobrará em 34 anos. Em 2043, a cidade poderá ter perdido um quarto de sua área verde, uma vez que a cada ano as favelas engolem 1% das reservas de vegetação da cidade.

HOJE E AMANHÃ
A foto abaixo mostra a Favela do Vidigal, em São Conrado. Abaixo dela, uma simulação de como poderá ser em 2043

Via - Nelito Fernandes com Rafael Pereira e Wálter Nunes para a Revista Época

Nenhum comentário: