07 julho 2009

CARIOCA VENDE BICICLETAS DE BAMBU NA DINAMARCA


O desenhista industrial carioca Flavio Deslandes vende biclicletas biodegradáveis, com armação de bambus, na Dinamarca. Ele desenvolveu o produto numa parceria com uma empresa de bicicletas de lá, a BioMega. As bicicletas, que tem hastes de bambu no lugar dos tubos de alumínio convencionais, são feitas artesanalmente. Custam a partir de 3800 euros e vinte delas já foram vendidas para os ciclistas dinamarqueses.


Flavio começou a pesquisar os bambus em 1995, quando estudava na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pedalando pelas ciclovias da Lagoa Rodrigo de Freitas e das praias do Rio, ele teve a idéia de adaptar os bambus e fazer uma bicicleta com quadro biodegradável. Desde então, foram anos de pesquisa para descobrir as melhores técnicas para cortar e tratar os bambus que manda trazer do interior do Rio.

Flavio Deslandes no TEDxSP em 2009



Segundo Flávio, o bambu tem características próprias, combina flexibilidade e rigidez. Com isso, a bicicleta oferece mais conforto porque a estrutura de bambu funciona como um sistema de amortecedor, que absorve as vibrações do terreno e isso é natural do material. O desafio é como lidar com a deterioração do material. A bicicleta fica do lado de fora, exposta à chuva e ao sol, mas por conta dos produtos químicos usdos para tratar o material natural, a durabilidade da bicicleta de bambu é a mesma que uma de alumínio ou carbono.


Agora, a pesquisa de Flavio é para projetar uma bicicleta com toda a estrutura de bambu. Hoje, ele ainda usa metal nas juntas e seu plano é substituir também estas peças por materiais orgânicos biodegradáveis.

Links externos: http://www.biomega.dk/biomega.aspx e http://www.flaviodeslandes.com/

Um comentário:

luciana maes disse...

simplesmente pefeito!!