15 julho 2009

ALBERTO KORDA E A VOCAÇÃO DO SISTEMA DE CRIAR MITOS E FATURAR EM CIMA DELES


O cubano Alberto Korda ficou conhecido no mundo inteiro por ser fotógrafo oficial da revolução cubana e por fazer a foto "Guerrilero Heróico", que mostra um homem de boina e farda, parecendo ser um novo Cristo. Seu nome era Che Guevera.


A foto teria como destino um livro de história, se não fossem dois episódios, um seguido de outro. Che morreu abatido na selva boliviana, em 1967, doente e faminto, depois de tentar conquistar o país numa ação equivocada. Então, um editor italiano de tendência esquerdista recortou a foto e estampou em camisetas, como forma de protesto ao imperialismo. A decisão tomada às vésperas das agitações de 1968 transformou Che Guevara em ícone acima das ideologias, num mito fashion e pop. Ele entrou na ordem do dia e não saiu mais. A foto de Che serviu de inspiração para artistas como Andy Warhol e se tornou uma das mais reproduzidas de todos os tempos.

VEJA O DISCURSO REVOLUCIONÁRIO DE CHE



Ernesto Che Guevara era argentino, formado em medicina e quando jovem cruzou a América do Sul numa motocicleta Norton 500 chamada "La Poderosa". Adulto, conheceu no México o advogado cubano Fidel Castro. Os dois combinaram de derrubar o ditador cubano Fulgêncio Bastista, um mulato tirânico, corrupto, repressor, apoiado pelos Estados Unidos e que estava no poder desde 1933. Em 1959, mandaram Fulgêncio se aposentar na Ilha da Madeira e fizeram uma série de mudanças em Cuba.


Depois da morte de Che, jovens do mundo inteiro não se cansaram de ostentar a foto que Korda fez, em protestos, camisetas, nas paredes de seus quartos e salas dos diretórios acadêmicos. Isto garantiu a sobrevivência do mito. A foto e a frase – “Hay que endurecer, pero sin perder la ternura” - resistem ao tempo. A história do Che da foto sugere um mito pop, talvez turbinado por esta vocação do sistema de criar mitos e faturar em cima deles, mesmo revolucionários.

Assista aqui, em duas partes, o documentário cubano ‘sencillamente Korda’, do diretor Roberto Chile

Alberto Korda - parte 1

Alberto Korda - parte 1 por superalbertofilho

Alberto Korda - parte 2

Alberto Korda - parte 2 por superalbertofilho

Nenhum comentário: