24 abril 2009

ROBÔS ESTRELAM PEÇAS DE TEATRO NO JAPÃO E NA SUÍÇA

O robô humanóide Wakamaru estrelou em novembro de 2008, no Japão, a primeira peça teatral em que um robô atua ao lado de um humano.
Produzido pela japonesa Mitsubishi Heavy Industry, o robô interpretou o personagem Momoko na peça escrita e dirigida pelo dramaturgo Oriza Hirata, dividindo o palco com a atriz Minako Inoue.
O espetáculo de 20 minutos foi apresentado na Universidade de Osaka exclusivamente para a imprensa, com a possibilidade de entrar em cartaz em 2009.

NA SUÍÇA
Neste ano, três robôs estão se preparando para estrear em uma peça de teatro na Suíça. Os robôs dividirão o palco com os atores Laurence Iseli e Branch Worsham no musical Robots.
Os robôs foram desenvolvidos pela BlueBotics em parceria com o Instituto Federal de Tecnologia em Lausanne e são capazes de interagir com os atores e com o cenário.
O musical conta a história de um homem auto-exilado que vive com três robôs e recebe a visita de uma mulher, que representa sua última ligação com o mundo exterior.
A peça estréia no dia 1o de maio e fica em cartaz até 17 de maio, no Teatro Barnabe em Servion, perto de Lausanne, na Suíça.

Nenhum comentário: