20 março 2009

'O CAPITAL' DE KARL MARX SERÁ TEMA DE MUSICAL NA CHINA


A principal obra do pensamento do filósofo alemão Karl Marx, O Capital, vai ser transformada em musical na China, com estréia prevista para o ano que vem.
O estudo político-econômico sobre o capitalismo deverá se transformar em uma colorida narrativa ambientada em uma empresa onde os operários estão insatisfeitos com as condições de trabalho.
O show contará com números de dança nos moldes dos musicais da Broadway e de shows de Las Vegas.
O diretor da montagem, He Nian, entretanto, ressaltou em entrevista ao jornal Wen Hui Bao que a mensagem será séria e a adaptação primará por fidelidade à ideologia marxista.
"O estilo da apresentação não é o que importa, mas sim que as teorias de Marx não sejam distorcidas", disse.
Para tanto, os produtores contrataram como consultor o professor de economia Zhang Jun, que leciona na Universidade Fudan de Xangai.
Zhang Jun vai revisar o roteiro para garantir fidelidade às ideias marxistas.
O Ministério de Propaganda, responsável pela censura cultural, ainda não se manifestou sobre a montagem. Mas Yang Shaolin, gerente do Centro de Artes Dramáticas de Xangai, disse ao jornal britânico The Guardian que hoje em dia é possível conduzir uma montagem moderna de O Capital com "personagens, elementos dramáticos e significado educacional" graças ao momento de explosão criativa que a China vive.

POSTAGEM COMPLEMENTAR DE 2011 - VEJA O RESULTADO E OS COMENTÁRIOS


Chinas communist identity crisis por superalbertofilho

Nenhum comentário: