28 janeiro 2009

ARTISTA 'RECRIARÁ' AMAZÔNIA NA ALEMANHA


Um painel da altura de um prédio de dez andares com um panorama em 360 graus da floresta amazônica promete ser uma das maiores atrações de Leipzig, no leste da Alemanha.
A partir do dia 28 de março, o público vai poder examinar o resultado de um trabalho de quase dois anos a partir de uma plataforma colocada no centro do salão circular de um gasômetro antigo.



O projeto está sendo criado pelo artista plástico e arquiteto Yadegar Asisi, nascido em Viena, de pais iranianos, em seu atelier em Berlim e que visitou quatro vezes o Brasil, coletando imagens na região do Rio Negro.
Amazonien ("Amazônia") é o título da obra, a ser montada com ajuda de cerca de 30 mil fotografias feitas na floresta brasileira.


Após o planejamento em computador, uma imagem da selva será impressa em faixas de poliéster, formando um mural gigante de 100 metros de largura e 30 metros de altura, formando uma imagem de mais de três mil metros quadrados.
A obra é realizada como parte das celebrações dos 150 da morte do naturalista e explorador alemão Alexander Von Humboldt e será acompanhada de uma exposição sobre o ecossistema amazônico, incluindo uma instalação de 25 metros de altura com insetos da região.
Este é seu quarto e maior trabalho que o artista, também conhecido como "arquiteto das ilusões", realiza para sua série Panometer, de pinturas colossais de panoramas em 360 graus.

Nos trabalhos anteriores, Asisi reproduziu o Monte Everest, a cidade de Dresden no século 18 e Roma antiga do tempo do imperador Constantino.

POST COMPLEMENTAR DE 2011

Aqui, o resultado: o making-of e a abertura da exposição. Confira!






Nenhum comentário: