11 novembro 2008

SEISCENTAS PESSOAS FICAM NUAS EM GELEIRA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL


Em um evento organizado em colaboração com o GREENPEACE, cerca de seiscentas pessoas tiraram suas roupas e enfrentaram o frio, em 18 de agosto, para destacar os impactos da mudança climática sobre a geleira de Atletsch nos Alpes suíços.

VIDEO: GETTING NAKED TO BRING ATTENTION TO GLOBAL WARMING



Os voluntários posaram para trabalho “Instalação de Nu”, do renomado fotógrafo SPENCER TUNICK, em um evento significativo que criou uma ligação simbólica entre as pessoas e as geleiras que estão se retraindo rapidamente.


A instalação buscou mostrar a vulnerabilidade do homem diante das mudanças climáticas, e pedir ajuda de emergência para todo o planeta: lutar contra o aquecimento global. Este fenômeno está derretendo as geleiras e deixando todo o planeta vulnerável a mudanças extremas de clima: inundações, elevação do nível do mar, o aumento de doenças e o deslocamento de populações.


O Greenpeace prevê que, se o aquecimento global continuar no ritmo atual, a maioria das geleiras da Suíça terá desaparecido completamente até 2080, restando apenas vales e encostas em seu lugar. Nos últimos 150 anos, as geleiras alpinas tiveram uma redução de aproximadamente um terço de sua superfície e cerca de metade de seu volume. E o derretimento está mais acelerado a cada dia.


De acordo com o ‘Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas’ (IPCC), o mundo tem apenas oito anos para tomar alguma atitude, a fim de frear uma catástrofe climática. Sem uma mudança radical de atitude, os danos podem ser irreversíveis. Nunca antes a humanidade enfrentou uma crise ambiental como essa.

VIDEO: SPENCER TUNICK & GREENPEACE



As mudanças climáticas exigem decisões políticas rápidas e corajosas para reduzir, de forma radical, as emissões de gases de efeito estufa e estabilizar o aquecimento do planeta. Governos do mundo todo precisam saber que as pessoas que eles representam exigem a tomada de uma atitude firme.


Conhecido em todo o mundo por suas instalações, Spencer Tunick quer que as pessoas saibam que aquecimento global não é um assunto abstrato, mas uma ameaça real e perigosa que afeta a todos nós. “Eu quero que as pessoas sintam a vulnerabilidade de sua existência e como isso está diretamente relacionado com a fragilidade das geleiras mundiais”, disse.

DOCUMENTÁRIO SOBRE A OBRA DE SPENCER TUNICK: “NAKED STATES”



ASSISTA AO DERRETIMENTO DAS GELEIRAS AO VIVO

O site dinamarquês Sermitsiaq teve uma idéia ousada para registrar o aquecimento global. Eles instalaram uma câmera no glaciar Ilulissat, na Groenlândia. Você pode assistir ao vivo pela internet o processo de derretimento das geleiras de lá. Em tempo real.

A geleira se move 22 metros por dia. Cada uma das fraturas da geleira pode ter uma parede de gelo com mil metros de altura. Se todas as geleiras como essa continuarem derretendo, o nível do mar pode subir 7 metros.
Não vai acontecer do dia para a noite, como se pode ver na câmera do site. A transmissão ao vivo da geleira serve como conscientização para o problema do aquecimento global.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi bonito blogue , adorei mesmo muito, talvez poderiamos tornar-nos blog palls :) lol!
Aparte de brincadeiras o meu nome é Luke, e assim como tu escrevo webpages embora o tema principal do meu space é bastante diferente deste....
Eu estudo websites de poker que falam de dinheiro gratis para jogar poker online sem teres de por o teu dinheiro......
Amei imenso aquilo li aqui novamente
Virei aqui mais vezes
Ps:tenho um portugues ruim.