27 outubro 2008

LIVRO MAIS CARO DO MUNDO ESGOTA


A primeira tiragem do livro contemporâneo mais caro do mundo, "Michelangelo - La Dotta Mano", que custa 100 mil euros (R$ 265 mil), se esgotou cerca de um mês após seu lançamento. Os 33 exemplares foram vendidos a colecionadores particulares europeus e americanos. Outros 33 livros da edição - que será limitada a 99 exemplares - já estão sendo fabricados. Cada unidade leva entre três e seis meses para ser produzida em razão do processo artesanal que resgata as técnicas utilizadas na época do Renascimento italiano. Outros 33 exemplares serão destinados a museus do mundo todo, como o Prado, em Madri, que já recebeu a obra.

A capa do livro contém uma réplica esculpida da obra Madonna della Scala, uma das primeiras obras de Michelangelo, realizada com mármore do tipo carrara proveniente da mesma pedreira, Il Polvaccio, onde o artista costumava adquirir o material para suas obras. O veludo de seda que cobre a capa é confeccionado em teares antigos, capazes de produzir apenas oito centímetros de tecido por dia. O luxuoso papel, em puro algodão, é produzido à mão, fibra por fibra. A encadernação também é toda feita à mão e costurada página por página.

O livro reúne 45 gravuras de desenhos e documentos do artista italiano, além de 83 fotos originais das esculturas de Michelangelo feitas pelo fotógrafo Aurelio Amendola. O texto foi escrito por um amigo de Michelangelo, o pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, do século 16, conhecido por suas biografias de artistas italianos.
Publicado pela editora italiana FMR, por ocasião dos 500 anos do início do trabalho de Michelangelo nos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano, o livro sobre a vida e obra do artista pesa 24 quilos. A única livraria da FMR no mundo está em Paris, na Galérie Véro-Dodat.


FMR: Michelangelo di Marilena Ferrari por superalbertofilho

Marilena Ferrari, presidente da editora, afirma que os livros da coleção Book Wonderful representam uma maneira de reagir à ameaça de desaparecimento do livro impresso, causada pela internet. Os livros da coleção terão garantia de 500 anos. O luxuoso papel não contém ácidos nem derivados de clorina, que causam a deterioração do material com o tempo.

Nenhum comentário: