05 outubro 2008

CONDENADO À MORTE ACEITA VIRAR COMIDA DE PEIXE EM NOME DA ARTE

O prisioneiro americano Gene Hathorn, condenado à morte nos Estados Unidos por ter assassinado seu pai, a madrasta e o filho dela, concordou em doar seu corpo para uma instalação artística - em que ele viraria comida de peixe - caso sua última apelação fracasse.
O artista chileno Marco Evaristti, baseado na Dinamarca, pretende congelar o corpo de Harthorn para depois transformá-lo em alimento de peixes.
Na instalação, os visitantes poderão alimentar peixinhos dourados em um aquário enorme com a comida feita a partir do corpo de Hathorn.
Harthorn, de 47 anos, está no corredor da morte desde 1985 e Evaristti pretende incluí-lo em seu projeto sobre pena de morte.
A idéia, diz o artista, é mostrar o barbarismo do sistema penal americano, em que um prisioneiro á condenado à morte e depois passa anos à espera do cumprimento da sentença.
Segundo o artista plástico, ao receber a proposta, Hathorn ficou em silêncio alguns segundos e depois sorriu: "É uma grande idéia", teria dito ele, que aceitou fazer parte do projeto.
Para o artista, a idéia é uma forma de redimir a si próprio. Em 2000, Evaristti chamou a atenção pública com uma exposição no Trapholt Art Museum, de Copenhague, onde os visitantes tinham a opção de matar peixinhos dourados colocados dentro de liquidificadores.
"Naquela ocasião, eu dei à audiência a possibilidade de matar os peixes. Agora, dou a eles a possibilidade de alimentar os peixes. É uma mudança de 180º", disse ele.
Evaristti, no entanto, está tentando ajudar o prisioneiro vendendo desenhos dele para financiar a apelação. Hathorn, por sua vez, já fez um testamento em que nomeia o artista como herdeiro de seu corpo, mas ainda não está claro se, pelas leis americanas, isso será concedido. Se ele não for executado, Evaristti afirma que vai procurar outro prisioneiro. A instalação faz parte de um projeto maior de Evaristti sobre a pena de morte.
Em agosto, ele apresentou em uma feira de moda em Copenhague, a coleção The Last Fashion, de roupas para serem usadas pelos prisioneiros na hora da execução. As vestes serão enviadas pelo correio para prisioneiros nos Estados Unidos.
Também, ele deverá expor a cama que criou, em formato de cruz, para condenados à morte, na Feira de Arte de Copenhague.



LINK EXTERNO
Marco Evaristti (em inglês)

Nenhum comentário: