25 julho 2008

CONCORDE



Em 25 de julho de 2000, exatamente 8 anos atrás, uma aeronave Concorde da Air France acidentou-se causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.

VIDEO: CONCORDE CRASH - AIR FRANCE FLIGHT 4590



Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, a Air France e a British Airways decidiram, juntas, encerrar as atividades da Concorde. A Air France encerrou os vôos em 31 de maio de 2003 e a British Airways em 24 de outubro do mesmo ano.

VIDEO: ÚLTIMA ATERRISAGEM DO CONCORDE DA AIR FRANCE



Fruto de um projeto britânico-francês desenvolvido nos anos 60, o Concorde era uma aeronave civil de cruzeiro supersônico, com configuração de asa em delta, sem estabilizador horizontal convencional, quadrimotora com pós combustão.


Seu primeiro vôo ocorreu em Toulouse, França, no dia 2 de março de 1969. Este primeiro protótipo encontra-se no Museu Aeroespacial da França, em Le Bourget. Em 22 de novembro de 1977, o Concorde foi autorizado a operar o primeiro serviço supersônico regular de passageiros sobre o Atlântico norte, nas linhas Londres-Nova York e Paris-Nova York.

VIDEO: CONCORDE FIRST FLIGHT



Em sua velocidade normal de cruzeiro - pouco mais de duas vezes a velocidade do som - o Concorde era capaz de cumprir a rota Paris-Nova York em 3 horas e 45 minutos, contra uma média de 7 horas e 25 minutos no Boeing 747 'Jumbo', o segundo avião comercial mais rápido e o maior - gastando quase a mesma quantidade de combustível que o 747, transportava apenas 100 passageiros, enquanto no Jumbo iam mais de 350 passageiros.


O supersônico voava entre 16 e 17 mil metros de altitude - acima dos níveis mais turbulentos frequentados pelos outros jatos, que operam entre 11 e 14 mil metros - e não enfrentava os problemas de congestionamento de níveis em seu percurso.


O Concorde mostrou, ao longo de mais de 25 anos de serviço, suas qualidades, robustez e a confiabilidade. Sua pequena frota transportou mais de 3,7 milhões de passageiros e acumulou mais de 200 mil horas de vôo, com um histórico de segurança que segue entre os melhores da aviação comercial, e continua sendo o mais veloz meio de transporte civil.

DOCUMENTÁRIO COMPLETO (em inglês)



Informações Técnicas:
Comprimento: 62,19 m - Envergadura: 25,56 m - Altura: 11,32 m - Área da asa: 3.856 (square feet) - Largura máxima da fuselagem: 2.63 m.
Motores: 4 unidades Rolls Royce/SNECMA Olympus 593, produzindo 38.000 lbs de empuxo em pós-combustão cada.
Peso máximo estrutural de decolagem: 186.000 kg. Peso máximo estrutural de pouso: 111.000 kg.
Capacidade total dos tanques de combustível: 96.000 kg.Alcance no peso máximo de decolagem: 3.740 nm (6.732 km). Teto máximo operacional: 59.000 ft (19.202 m). Velocidade de cruzeiro: mach 2.02 (2.146 km/h). Velocidade máxima operacional: mach 2.5.
Assentos: configuração típica de 100 assentos, 2x2, corredor único, pitch 94 cm. Tripulação: 3 tripulantes técnicos, 6 comissários.




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