16 julho 2008

BANKSY

O jornal britânico The Mail On Sunday diz ter descoberto a identidade do misterioso artista Banksy, a partir de uma fotografia de tirada na Jamaica há quatro anos. Segundo o jornal, ele seria Robin Gunningham, de 34 anos, um ex-aluno de uma escola particular.
Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Nascido em Bristol, Reino Unido, em 1975, seus stencils são facilmente encontrados nas ruas de Londres. Não se sabe sua identidade, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho. Os pais dele não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor".
A fotografia tirada na Jamaica pelo fotógrafo Peter Dean Rickards apareceu pela primeira vez na Internet e em seguida no jornal The Evening Standard em 2004. Na época, o agente de Banksy, Steve Lazarides, disse à revista The New Yorker que a foto não era de seu cliente. Mas Colin Saysell, um policial que trabalha na prevenção de grafites em Bristol e que seguiu Banksy por anos, disse que a foto era legítima.
Dois anos depois, o artista insistiu que o público jamais deveria descobrir sua identidade. “Eu não tenho interesse em me revelar”, disse à revista Swindle. “Eu estou tentando apenas fazer com que os desenhos apareçam bem, eu não quero fazer com que eu mesmo apareça bem.”
Sua obra é carregada de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Faz suas críticas, provocando em seus observadores uma sensação de concordância e de identidade.
Em dezembro, o artista inaugurou em Belém, na barreira israelense erguida na Cisjordânia separando áreas palestinas, uma exposição coletiva com artistas de outras regiões, inclusive palestinos. Banksy produziu novas imagens especialmente para a exposição, entre elas uma pomba vestida com colete à prova de balas.




Banksy em Israel por superalbertofilho

Banksy já havia decorado a barreira erguida por Israel na Cisjordânia em 2005. Os desenhos satirizavam a vida do outro lado da barreira. Na época, um dos grafites reproduzia um buraco na parede com uma paisagem tranqüila ao fundo.
O preço de obras de Banksy subiu muito, no último ano, pelo mistério sobre sua identidade e por sua freqüência na mídia. Uma obra do artista, encomendada para ser capa do álbum da banda britânica Blur, foi vendida por mais de US$ 560 mil em um leilão no ano passado.
Veja - http://www.santasghetto.com/

Nenhum comentário: