16 julho 2008

ARTE ENVIA E-MAILS POR CHIPS EM LESMAS

Um projeto de "arte lenta", intitulado Real Snail Mail, foi desenvolvido por alunos da Universidade de Bournemouth, na Grã-Bretanha, e será apresentado na conferência Siggraph, em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre 11 e 15 de agosto.

Ao invés de comunicação instantânea, as mensagens dos visitantes viajarão a uma velocidade média de 50 metros por hora, podendo levar dias, semanas ou até meses para chegar ao destinatário. Os autores do projeto esperam que a iniciativa estimule as pessoas a diminuir o passo e contemplar a tecnologia e a obra.
Cada uma, de três lesmas, foi equipada com um chip de RFID - Identificação por Rádio Freqüência – para comunicação de curta distância.
Os usuários do serviço mandam suas mensagens pelo Real Snail Mail Website, elas são enviadas para um leitor eletrônico colocado dentro de um tanque e ficam aguardando um carteiro lesma.
À medida que se arrastam lentamente pelo tanque, as lesmas, ocasionalmente, entram na faixa de alcance de um leitor eletrônico, que envia a mensagem ao chip RFID. As mensagens são, então, fisicamente transportadas pelas lesmas, no tanque, até que uma delas passe perto de um segundo mecanismo leitor. A partir daí, a mensagem é encaminhada pela rede seguindo a rota convencional.
Até agora, as três lesmas já conseguiram enviar 14 mensagens.

Nenhum comentário: