08 maio 2008

'GÊNIO' AUTISTA

Um artista britânico autista reproduziu com precisão a vista aérea de Londres em um painel de 4 metros depois de sobrevoar a cidade por apenas alguns minutos.

Stephen Wiltshire levou apenas cinco dias para produzir a obra, em caneta, tinta e lápis. O artista reproduziu em escala a maioria dos prédios compreendidos nos 14 quilômetros percorridos pelo artista, incluindo o exato número de andares e detalhes arquitetônicos das construções mais conhecidas. A obra está em exposição no prédio da prefeitura de Londres.
O desafio de reproduzir a vista área da cidade foi proposto pelo canal de televisão britânico Channel 5 e virou tema do documentário Human Camera ("Câmera Humana", em tradução literal). Wiltshire é considerado um dos 100 gênios autistas do mundo. Ele começou a desenhar com apenas 5 anos de idade quando começou a estudar em uma escola para crianças especiais. Logo as professoras perceberam que o aluno se comunicava através dos desenhos nos quais representava animais, ônibus e carros e, finalmente, construções arquitetônicas.
O talento do artista chamou a atenção da mídia pela primeira vez em um documentário sobre gênios em 1987. Desde então, Wiltshire vem realizando diversos trabalhos artísticos. Sua carreira como artista se tornou tão popular que a família abriu uma galeria dedicada à sua obra no centro de Londres, em 2006.

DOCUMENTÁRIO COMPLETO: THE HUMAN CAMERA

Nenhum comentário: