08 maio 2008

CARTA DE ALBERT EINSTEIN É LEILOADA POR MAIS DE 200 MIL LIBRAS

Uma carta em que Albert Einstein avalia a idéia de Deus como produto da fraqueza e qualifica a Bíblia como uma coleção de lendas "infantis" foi vendida em leilão, na casa Bloomsbury, em Londres, por mais de 200 mil libras.


O preço de 207.600 libras, incluindo a comissão da casa de leilões, superou em 25 vezes o lance inicial. A Bloomsbury não identificou o comprador, um "apaixonado pela física teórica".

O texto do prêmio Nobel é dirigido ao filósofo Eric Gutkind e datado de janeiro de 1954, um ano antes da morte do cientista. "Para mim, a palavra Deus não é mais que a expressão e o produto da fraqueza humana e a Bíblia uma reunião de lendas nobres, mas primitivas, que são de todo modo, bastante infantis", escreve Einstein na carta.
Segundo especialistas, a carta apóia o argumento de que o físico tinha uma visão complexa e agnóstica da religião. Apesar de rechaçar a religião organizada, Einstein se referiu em alguns momentos a uma força espiritual. O legado mais famoso de Einstein é a teoria da relatividade restrita, segundo a qual uma quantidade pequena de matéria pode desprender enorme quantidade de energia. A teoria mudou o rumo da física, permitiu previsões sobre o espaço e abriu caminho para o controle da energia nuclear.

E=mc2 : ANOTAÇÕES PESSOAIS DE EINSTEIN ESTÃO ONLINE

Milhares de anotações pessoais do cientista que antes só estavam disponíveis a cientistas e pesquisadores, agora podem ser lidas em Einstein Archives



Nascido em Ulm, sul da Alemanha, em 14 de março de 1879, Albert Einstein, filho de judeus, foi admitido na Escola Politécnica Federal da Suíça, em Zurique, em 1896. Ali, Einstein conheceu a estudante sérvia de física Mileva Maric e casaram-se em 1903.
Já formado, Einstein não conseguia achar emprego como professor de física e matemática e foi trabalhar em um escritório de patentes em Berna. Foi neste escritório, durante suas horas vagas, que ele produziu a maior parte de seu trabalho, inclusive a teoria da relatividade, que transformaria o século XX.
A notoriedade veio e Einstein foi chamado para lecionar em universidades de Zurique, Praga e Berlim a partir de 1909. Cinco anos depois adotaria cidadania alemã, para renunciá-la em 1933, quando emigrou para os Estados Unidos, devido às perseguições nazistas. Em 1919 seu casamento com Mileva Maric, que resultou em dois meninos, dissolveu-se. Einstein acusava a esposa de um ciúme terrível e de uma feiúra incrível. No mesmo ano, casou-se com uma prima divorciada, Elsa Lowenthal. Em 1921 ganhou o Prêmio Nobel em Física.
Nos Estados Unidos, desde 1933, Einstein associou-se à Universidade de Princeton. Pacifista, criticava a guerra, se opunha ao serviço militar obrigatório e discordava da compra de armamentos pelos EUA como forma de evitar a guerra. Mas diante do avanço Nazista, sugeriu o uso de armas.

Outro paradoxo em suas crenças contra a violência foi o trabalho que desenvolveu na energia atômica. Ainda assim, enviou uma carta ao presidente Roosevelt no início de 1945, implorando que não usassem a bomba atômica contra o Japão. A carta foi encontrada, fechada, na mesa de Roosevelt, no dia de sua morte. Depois de Harry Truman ter dizimado os japoneses, Einstein disse: "Se eu soubesse que as pessoas fariam isto, eu teria virado um sapateiro".Grande apoiador do movimento sionista - ao mesmo tempo em que se preocupava com a situação dos árabes na região - Einstein foi convidado por Ben Gurion para ser presidente do jovem estado de Israel. O cientista negou o posto, mas ajudou na fundação da Universidade Hebraica de Jerusalém. Albert Einstein morreu em 18 de abril de 1955 em conseqüência de um ataque cardíaco. Temendo a curiosidade que seu túmulo poderia despertar, pediu para que suas cinzas fossem espalhadas. Seu cérebro, no entanto, foi "subtraído" para ser estudado.

VIDEOS: cenas raras
'Propaganda' norte-americana associando a imagem de Einstein à construção da bomba de hidrogênio.


Einstein e o desenvolvimento da bomba atômica por superalbertofilho

Aqui, Einstein critica o projeto da bomba de hidrogênio.


Einstein Critica o Projeto da Bomba de Hidrogênio por superalbertofilho

Nenhum comentário: